A região do Alto Tietê começou a aplicar a vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, contra a Covid-19. Foram recebidas 5.490 doses, que já estão sendo administradas em algumas cidades. Ferraz de Vasconcelos e Poá iniciaram a vacinação na sexta-feira, 24 de maio de 2024.
Público-Alvo
As doses são destinadas a crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas ou que têm o esquema vacinal incompleto. Além disso, grupos prioritários como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, em privação de liberdade, funcionários do sistema carcerário e pessoas em situação de rua também estão incluídos.
Importância da Atualização da Vacina
A atualização das vacinas é crucial para acompanhar as novas variantes do vírus SARS-CoV-2, como a XBB 1.5. A Anvisa aprovou as vacinas atualizadas da Pfizer e Moderna, que são as mais recentes disponíveis no país. A constante mutação do vírus exige que a resposta imunológica seja adaptada às novas cepas.
Distribuição das Doses
Mogi das Cruzes foi a cidade que mais recebeu vacinas, com 1.700 doses. A Secretaria Estadual de Saúde informou que mais doses devem chegar até o final do mês. Ferraz de Vasconcelos e Poá já começaram a vacinação, enquanto Guararema, Mogi das Cruzes e Suzano iniciaram na segunda-feira, 27 de maio.
Locais de Vacinação
Ferraz de Vasconcelos: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão vacinando das 8h às 16h, com algumas unidades funcionando até as 20h e aos sábados até as 17h.
Guararema: A vacinação ocorre no Cesap e na Unidade Temporária de Saúde do Paratei, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mogi das Cruzes: A vacinação é realizada em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Poá: A imunização acontece em todas as UBSs, das 8h30 às 15h30.
Suzano: As doses estão disponíveis em todas as 24 unidades da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Documentação Necessária
Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação, cartão SUS e, em alguns casos, um pedido médico. Profissionais da saúde devem levar documentos que comprovem a formação profissional.
Continuidade da Campanha
A campanha de vacinação continua com a expectativa de receber mais doses. A Secretaria Estadual de Saúde está coordenando a distribuição para garantir que todas as cidades do Alto Tietê possam vacinar seus moradores.