Com a chegada do inverno, as cidades do Alto Tietê intensificam suas ações de acolhimento para pessoas em situação de rua. A queda nas temperaturas torna esses serviços essenciais para evitar doenças e até mortes. O encaminhamento para os locais de acolhimento é feito por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Centro POP de cada cidade.
Locais de Acolhimento
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz de Vasconcelos, o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (Saiaf) oferece cerca de 30 vagas diárias. O local fornece alimentação e acolhimento para pernoite. O atendimento é realizado no Creas, que faz a avaliação e encaminhamento das pessoas em situação de rua.
Itaquaquecetuba
Itaquaquecetuba conta com o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias, localizado na Rua Araguari, 74, na Vila Virgínia. O espaço abriga pessoas em situação de rua e oferece 50 camas, com permanência de até seis meses. O encaminhamento é feito pelo Centro POP e Creas.
Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes possui várias opções de acolhimento. O Centro de Apoio, Ação e Transformação OIAEU oferece 30 vagas para casa de passagem, além de duas repúblicas com dez vagas cada para homens e mulheres. A Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras) tem 33 vagas para homens, e a Cáritas Diocesana oferece 33 vagas para homens e 30 para mulheres. O acesso é feito pelo Centro POP.
Poá
O Abrigo Municipal de Poá, localizado na Rua Vicente Guida, 153, na Vila Açoreana, tem capacidade para 30 pessoas. O local oferece pernoite, atividades de higiene, alimentação e oficinas. A equipe de suporte facilita a conquista de documentos pessoais, inclusão em programas sociais e acesso ao mercado de trabalho.
Suzano
Suzano conta com o Centro Social Bom Samaritano e a Casa de Passagem. O Centro Social, na Rua General José Galetti, 12, no Jardim Nazareth, permite permanência de até três meses. A Casa de Passagem, na Rua Dr. Ademar Pereira de Barros, 450, no Parque Maria Helena, oferece 80 vagas ao todo. Ambos os locais fornecem banho, alimentação e orientação social.
Voluntariado e Doações
Além dos serviços de acolhimento, voluntários desempenham um papel crucial ao distribuir comida, roupas e cobertores para pessoas em situação de rua. O Instituto Sociedade Organizada Pão que Alimenta Dona Odete (SOPA) é um exemplo de entidade que realiza entregas em vários pontos da cidade, como na Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Mogi das Cruzes.